domingo, 2 de agosto de 2009

A máscara de Toriyama - postagem temática

Cachorro: ¬¬ porco! O que é isso na tua cara?
Porco: presta a
tenção! Não leu o título do tópico?
Cachorro: hmm... eu sei, mas acho que tu...
Porco: pow! É a minha máscara. O p
ost não é sobre máscaras?
Cachorro: é, mas não era exatamente isso que...
Porco: a minha máscara representa
o poder daqueles que controlam a sociedade; eu sou o porco capitalista! HAHAHA!
Cachorro: porco,...
Porco: põe a tua máscara também; tu podia ser um daqueles magnatas que fazem a
coisa toda funcionar e...
Cachorro: porco, olha...
Porco: ... aquela ovelha inútil...
Ovelha: béééééé
Porco: ... podia representar a parte mais baixa e i
nsignif...
Cachorro: porco! PORCO! CAL
ABOCA! ¬¬
Porco: o_O
Cachorro: tu não entendeu nada! O post não tem nada
a ver com isso.
Porco: ah não?! Eu achei que fosse qualquer coisa so
bre máscaras e...
Cachorro: não! É qualquer coisa, mas o post já foi escrito; não tem nada a ver; é bem difere
nte.
P
orco: o_O’
Cachorro: é por isso que nos chamam de “esquizoológico”. ¬¬ cadê a vaca?
Porco: ela não vem hoje. Acho que vai esperar um outro tema...
Cachorro: vaca estrela... ¬¬ bom... vamo
ler esse post logo!
Porco: tá! Deixa eu
tirar a minha máscara.
________________________________


Pra quem é ligado em mangás e animes, certamente a pessoa de quem vou falar dispensa apresentações; mas para quem não costuma se aventurar nesse fantástico universo nipônico, tenho o prazer de apresentar o genial mestre Akira Toriyama. Artista, desenhista, managaka etc de quem sou fã e que muito me influenciou; o trabalho desse cara está constantemente presente na minha vida há pelo menos 15 anos, então posso dizer que um pouco da minha loucura é culpa dele também. :P

Nascido em 5 de abril de 1955, Akira Toriyama formou-se em desenho industrial no distrito de Aichi em 1974, mas resolveu se dedicar aos quadrinhos e aos 23 anos, publicou seu primeiro mangá como profissional, Wonder Island, na revista Weekly Shonen Jump.

Seu primeiro grande sucesso foi Dr. Slump, a divertidíssima e nonsense história da menina-robô Arale e seu inventor, o cientista trapalhão Sembei Norimaki, que junto com outros personagens também não muito normais da Vila Pingüin, nos garantem ótimas risadas.
O sucesso deu a Dr. Slump um espaço na
TV, tornando-se o primeiro anime baseado em uma obra de Toriyama. Dr. Slump chegou a ser publicado no Brasil pela editora Conrad, mas infelizmente não foi concluído por aqui.
Mas sem dúvidas, o maior sucesso de todos, que se espalhou pelo mundo e elevou o status de seu criador ao de um dos mais importantes mangakas de todos os tempos no Japão, é a série Dragon Ball. O sucesso foi tão estrondoso que a indústria o pressionava para que ele continuasse a história, mesmo estando louco para encerrá-la o quanto antes; o resultado foram 11 anos de trabalho em 42 volumes, totalizando cerca de 10.000 páginas do mangá Dragon Ball e 444 episódios para a TV divididos em dois animes: Dragon Ball (153) e Dragon Ball Z (291), sem contar os diversos filmes lançados para cinema, os episódios especiais de TV, de vídeo, uma gigantesca linha de produtos e, claro, os trocentos games que continuam sendo produzidos até hoje.
Com o fim de DBZ, os fãs queriam mais, e então estreou um novo anime: Dragon Ball GT (64 episódios), mas esse não fazia parte da história original de Akira Toriyama, e, sem o toque do mestre não foi o mesmo sucesso que os anteriores.
Após seu longo trabalho com Dragon Ball, Toriyama trabalhou em mangás com histórias curtas como Cowa! e Sandland, e em alguns one-shots (uma edição) como Neko Majin Z.
Houve uma outra área em que o artista se destacou bastante: como designer para games. Akira é o character designer de uma famosa série de RPGs, Dragon Quest; porém, o seu trabalho que considero mais significativo em games é daquele que pra mim é o melhor jogo de todos os tempos, Chrono Trigger, feito em parceria com ninguém menos que Hironobu Sakaguchi, o criador de Final Fantasy. Esse fabuloso RPG foi lançado para SNES em 1994 depois ganhou uma versão para Playstation com direito a animações dos personagens no melhor estilo Toriyama, e, recentemente o game recebeu uma nova versão para Nintendo DS.


O trabalho do cara é extenso mesmo e se eu for falar tudo, esse post não vai acabar nunca. O cara é tão reconhecido que os mangakas responsáveis pelos maiores mega-sucessos atuais, como Eiichiro Oda (One Piece), Masashi Kishimoto (Naruto) e Kubo Tite (Bleach), volta e meia fazem alguma referência
a Akira em suas obras.
Houve inclusive um one-sh
ot especial, o Cross Epoch, uma parceria entre Oda e Toriyama onde se misturam os personagens de One Piece e Dragon Ball.







Bom... acho que essa é uma boa introdução à obra do cara; pra quem se interessar, dá uma “googleada” que tem bastante sobre ele.

Ahh! Claro que não podem faltar vídeos por aqui; pra ilustrar as versões animadas do mestre, selecionei algumas vinhetas de abertura.
Dr. Slump


Dragon Ball


Dragon Ball Z


e Chrono Trigger do PSX


Tá! Mas peraí!
Eu falei, falei... mas o que diabos isso tem a ver com máscaras, vocês devem estar se perguntando.

Bom... o Akira Toriyama, desenhista, mangaka, autor de grandes sucessos, todos conhecem; mas pouco se sabe sobre sua vida pessoal e ele não costuma dar entrevistas. Seria essa então a “máscara” de Akira Toriyama? A máscara que esconde sua vida pessoal?
Talvez.
Se essa for a resposta para a maior dúvida de todas; a pergunta que me motivou a escrever esse post: por que diabos o Toriyama se auto retrata nos mangás como um robozinho usando uma MÁSCARA de gás?!? Ou ainda como um senhor japonês de óculos usando uma MÁSCARA de pano ou qualquer coisa que cubra o seu rosto?!
Vai entender...
E pra encerrar, uma foto de um lunático, fã do Akira Toriyama.


Grande Abraço


Esse post é um oferecimento de
BRAIN DAMAGE
BLOGSINTONIZADOS – postagem temática
Wikipédia, a enciclopédia livre e
Google

7 comentários:

  1. ahauahauaha
    mto bom!
    adorei a 'introduçao'.. e o post vai, no minimo, me situar melhor no mundo do meu amigo de jogos digitais.. acho q ele fica meio decepcionado por eu soh ter lido na vida Love Hina (há há) que foi o rafa mesmo que me emprestou! rs..
    pergunto pra ti, que conhece tão bem.. qual tua idéia sobre o pq ele é representado com máscaras??

    muah!

    ResponderExcluir
  2. hauahahuahua
    é a tua cara mesmo esse post, Leo!
    muito bom!

    Sabe do que eu me lembrei agora? Da nossa dublagem de One Peace (ou melhor, UAN PIS), no primeiro semestre!
    hahahaha! Muito engraçado.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Haha!
    Não sou muito "por dentro" desse assunto de mangás e animes, mas adorei ler o texto e aprender um pouco sobre esse mundo.
    Tipo... "que diabos isso tem a ver com máscaras?" No fim das contas, fez todo o sentido! :P
    Adorei a introdução, também!

    beijo!

    ResponderExcluir
  4. ai ai ai!
    O zoológico faz mais sucesso que eu.
    ._.

    Assim não dá! vou ter que deixar eles na geladeira por um tempo. :P

    Legal ver que o post agradou vocês que não conhecem muito de mangás; fico muito feliz, pois esse post era muito mais pra vocês do que pra quem já tá por dentro. Pra quem conhece, não há novidades.

    Leila, eu citei One Piece no post. Está nos meus planos colocar o nosso trabalho aqui no blog, futuramente; esses tempos eu andei revendo o trabalho e me impressionei com a nossa capacidade. Trabalho excelente mesmo; nem parece que foi feito por alunos do primeiro semestre. :P

    E sobre a minha opinião a respeito das máscaras do Akira, acho que a caricatura tem a ver com a personalidade dele mesmo: um cara muito tímido, talvez até meio anti-social... a máscara seria para se preservar e proteger(?); ou talvez não seja nada disso! é bem provável que seja só mais uma piada nonsense dele. Coisa de gênio, sabe?! ninguém entende.

    ResponderExcluir
  5. Se eu tivesse que chamar alguém para apresentar o trabalho de um manga-ka eu chamaria o Leo. Ficou muito bom teu texto, e com um ritmo que não deixou ele cansativo (o que é muito fácil de acontecer em textos como este). Ficou realmente muito bom. E o melhor foi que esse texto conseguiu despertar aquele bom e velho saudosismo. Acho que Dragon Ball (não apenas mas principalmente) é uma peça fundamental da infância e juventude de muita gente da nossa geração, e este texto me fez lembrar daquela sensação (que certamente nunca esqueceremos) tão boa da expectativa para assistir o desenho, de como ele divertia e de como aqueles eram bons tempos.

    Poucos textos conseguem isso, portanto parabéns. No futuro bem que tu poderia falar de algum outro desenhista (ou mesmo mangá/anime) que tu goste não?

    ResponderExcluir
  6. Bah, leo
    curti muito teu post! que bela ideia.
    hehe

    Gostei bastante que tu lembrou do trabalho dele com games também. Tb considero o Chronno como um dos grandes jogos de todos os tempos. O Toriyama influênciou muita gente mesmo, fiquei nostálgico e feliz com esse post!
    mt bom mesmoo

    abraço, até!

    ResponderExcluir
  7. Caraa!
    Como o Gregory disse, não ficou cansativo apesar de ser um baita texto! Eu não entendo nada de mangás, mas sou da época do DB! E dá pra ver que o cara manda muito bem! Mas mesmo que isso vá te deixar de cara, eu preciso dizer: adorei o Esquizoológico! hahaha Ri muito! Porco muito doido! hehe E que cachorro mais moralista, po! hehe Quero mais! hehe Abraço Chará!

    ResponderExcluir